Integridade

O Programa de Integridade da LM Soluções de Mobilidade, tem como objetivo prezar pela integridade, transparência e responsabilidade nas relações com todos os seus públicos. Por isso, a informação verdadeira e honesta e o cuidado com a conduta ética de seus líderes, funcionários, clientes, fornecedores e parceiros são sempre valorizados e norteados pelo Programa de Integridade, o Código de Conduta e políticas internas.

A LM Soluções de Mobilidade preza pelo compromisso com a ética e transparência ao conduzir os seus negócios, reverberando sua cultura e seus valores ao longo de sua caminhada, tendo como maior patrimônio os seus funcionários.

O Programa de Integridade da LM Soluções de Mobilidade consiste em um importante componente da Governança Corporativa e de fortalecimento institucional. Tem como objetivo principal consolidar a cultura ética, prezando pela integridade, transparência e responsabilidade nas relações com todos os seus públicos.

Prezamos pela construção de relações verdadeiras e honestas, sendo nossos líderes o exemplo frente a esses valores para todos os nossos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

O nosso Programa de Integridade contempla normas, políticas e procedimentos internos de Conduta, além de observância às leis brasileiras vigentes, objetivando prevenir danos  de diversos tipos de natureza e gerar confiança entre todas as partes relacionadas.

 CÓDIGO DE CONDUTA

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen estabelece valores, normas e princípios que orientam e norteiam seus colaboradores em todas as relações internas e externas, refletindo as nossas ações diárias.

Clique aqui para acessar o Código de Conduta do Grupo Volkswagen.

A LM Soluções de Mobilidade também disponibiliza as políticas de integridade, consoantes com o Código de Conduta, que visam ampliar e reforçar a segurança e proteção aos negócios. Clique nos itens abaixo para acessar cada uma das nossas Políticas de Integridade:

Política de Integridade LM

Política de Brindes e Presentes

 

CÓDIGO DE CONDUTA – FORNECEDORES

Nossos valores, normas e princípios também precisam estar presentes nas relações dos nossos parceiros. Esperamos que nossos fornecedores estendam as diretrizes deste Código por toda sua cadeia de valor, ou seja, clientes, parceiros, fornecedores de matérias-primas e prestadores de serviços, direta ou indiretamente, vinculados às atividades da empresa.

Clique aqui para acessar o Código de Conduta de Fornecedores da LM Soluções de Mobilidade

 

Todo comportamento que não esteja alinhado às determinações do Programa de Integridade ou situação que possa prejudicar a LM Soluções de Mobilidade ou ainda algum de seus públicos, é importante, merece atenção e pode ser relatada através do nosso Canal Confidencial.

 

CANAL CONFIDENCIAL LM MOBILIDADE

 

Acesso ao Canal Confidencial  LM MOBILIDADE: https://relatoconfidencial.com.br/lmmobilidade/

Você também pode registrar o seu relato enviando um e-mail para lmmobilidade@relatoconfidencial.com.br

ou entrando em contato através do número 0800 721 9156.

 

O Canal Confidencial LM Mobilidade é sigiloso e imparcial, sendo atendido pela Deloitte, uma empresa séria e independente, que assegura a confidencialidade das informações e denúncias.

Todas as manifestações recebidas serão tratadas de forma confidencial e os manifestantes serão protegidos contra qualquer tipo de represália, sendo garantindo o anonimato dos manifestantes, sejam eles funcionários, fornecedores, clientes ou outros públicos.

Cumprir as normas estatutárias e as regras internas, e os princípios estabelecidos em nosso Código de Conduta e no Código de Conduta para Parceiros Comerciais, é prioridade na LM Soluções de Mobilidade. O sucesso da companhia é baseado em Integridade e Conformidade. Para atender a estas normas, é importante identificar a conduta incorreta de um funcionário ou fornecedor e pôr um fim a ela. Portanto, confiamos ao Escritório Central de Investigação do Grupo Volkswagen a operação de um Sistema de Denúncias independente, imparcial e confidencial.

Um pilar fundamental de nosso Sistema de Denúncias é o princípio da justiça processual. Ele também garante a maior proteção possível para os denunciantes, pessoas implicadas e funcionários que contribuem para a investigação da má conduta denunciada.

Isto também inclui oferecer oportunidades para relatos e comunicações anônimas. Garantimos não realizar nenhuma etapa para identificar denunciantes anônimos, que não utilizem indevidamente nosso Sistema de Denúncias. A retaliação dos denunciantes e de todas as pessoas que contribuem para investigações na L Mobilidade não será tolerada. As pessoas implicadas são presumidas inocentes até que a violação seja comprovada. As investigações serão conduzidas com a máxima confidencialidade. As informações serão processadas de forma justa, rápida e protegida.

 

PROCESSAMENTO DE DENÚNCIAS

Os colegas qualificados e experientes do Escritório de Investigação examinam cada denúncia em busca de um possível desvio de conduta por parte de um funcionário do Grupo Volkswagen e o acompanham sistematicamente.

O Escritório de Investigação então avalia seu relatório. Isto inclui a coleta de fatos, especialmente do denunciante. Somente se esta avaliação inicial mostrar motivos de suspeita de violação, será iniciada uma investigação por uma Unidade de Investigação dedicada. Em seguida, os resultados da investigação serão avaliados pelo Escritório de Investigação e medidas apropriadas serão recomendadas. Informações sobre o status* e o resultado do procedimento serão dadas a você.

Potenciais violações do Código de Conduta para Parceiros Comerciais por fornecedores diretos e indiretos, incluindo riscos graves e violações dos direitos humanos e do meio ambiente também podem ser relatadas ao Canal Confidencial – inclusive denúncias que exijam ação imediata. O Escritório de Investigação informará os departamentos responsáveis, que processarão a questão. Isto inclui particularmente a tomada das medidas necessárias para minimizar ou acabar com as violações e/ou riscos.

* O tempo de processamento varia de acordo com o assunto do procedimento

Pedimos sua compreensão de que o Sistema de Denúncia não pode processar reclamações de clientes quanto aos produtos e serviços.

 

CANAL DE REPORTE A NOSSA MATRIZ NA ALEMANHA

Para mais informações sobre Código de Procedimento para o Canal de Denúncias do Grupo Volkswagen CLIQUE AQUI

 

COMO REALIZAR UMA DENÚNCIA EM NOSSO SISTEMA:

Você possui vários canais para denunciar potenciais casos de má conduta que permitem uma rápida revisão e reação de nossa empresa. Todos oferecem a opção de anonimato.

Você tem a opção de usar uma plataforma de comunicação via web BKMS para entrar em contato com o Escritório Central de Investigações (CIO) em vários idiomas. Este sistema é confidencial e protegido.

Introdução (bkms-system.com) (disponível também em português)

Você também pode entrar em contato com o Escritório Central de Investigações em qualquer idioma por e-mail (io@volkswagen.de)

Você pode fazer uma denúncia a qualquer momento usando o número gratuito internacional: 0800 59127 43. Se a sua operadora de telefonia local não oferecer suporte ao serviço gratuito, você pode ligar para o seguinte número pago: 021-23911381.

O que pode ser denunciado? Veja exemplos:

  • Assédio moral ou sexual;
  • Preconceito ou discriminação (tais como: Racismo e Xenofobia (atitude de discriminação fundamentada contra um grupo racial ou étnico), Sexismo (atitude de discriminação fundamentada no sexo), Etarismo (discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade), LGBTfobia e Intolerância Religiosa);
  • Casos de corrupção, fraude e demais atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira;
  • Furtos e roubos e agiotagem;
  • Suspeitas de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo;
  • Captação indevida de imagens ou vazamento de informações confidenciais ou sigilosas;
  • Retaliação aos denunciantes.

 

COMITÊ DE ÉTICA DA LM Soluções de Mobilidade

O Comitê de Ética é um órgão independente, de caráter consultivo e permanente, possui autonomia e autoridade para adotar as medidas necessárias à implementação do Programa de Integridade da LM Soluções de Mobilidade.

Suas principais atribuições contemplam a disseminação e fortalecimento da cultura de integridade e avaliação de toda e qualquer questão que envolve violações ao Código de Conduta, políticas internas e leis aplicáveis. O Comitê de Ética é composto de 04 (quatro) Membros Efetivos e (03) três membros convidados, sendo eles:

 

PRESIDENTE: Leonardo Vieira da Rocha

 

MEMBROS TITULARES:

Lais Castro Schmidt

Bruno Meyer Malaguti

Ricardo Soeiro dos Santos Cunha

 

MEMBROS CONVIDADOS:

Kátia Meitling Itamoto Medeiros

Filipe de Oliveira Rodrigues

Patrícia Ramos

Luiz Fabiano Alves Penteado

 

Relatório de Igualdade Salarial

A LM Soluções de Mobilidade apresenta o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens para o primeiro semestre de 2024, em cumprimento a Lei nº 14.611, sancionada em 03 de julho de 2023.

Relatório de Igualdade Salarial – Matriz- PDF

Relatório de Igualdade Salarial – São Bernado do Campo – PDF

Nota Explicativa:

“O relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratório foi elaborado e publicado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que coletou e organizou os dados em tabelas, sem considerar os cargos específicos.

Este relatório não compara salários e critérios remuneratório entre homens e mulheres para realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função, servindo exclusivamente para cumprimento das obrigações previstas no Decreto n° 11.795/2023 e na Portaria MTE n° 3.714/2023.

Os dados, ainda, não refletem a atualidade, pois foram baseados em informações de 2022.

A LM Soluções de Mobilidade reforça seu constante comprometimento para que as diferenças existentes na sociedade sejam mitigadas, auxiliando para que mais mulheres ocupem espaços, historicamente, dominados por homens”.